domingo, 26 de outubro de 2008

Mini Croissants

Alguém pediu um croissant para o pequeno almoço? Pois este domingo presenteei a minha família com estes pequenos croissants. Com manteiga, queijo, fiambre ou mesmo simples, sabem sempre bem, e quentinhos nem se fala. Como em casa somos só três, fiz metade da receita, e esta foi retirada duma revista de Cozinha prática de Sucesso.






Ingredientes:

600g de farinha
120g de açúcar
150g de margarina
1 pitada de baunilha em pó
1 pitada de sal
3 ovos
40g fermento padeiro
leite q.b.
óleo
ovo batido


Num recipiente grande, coloca-se a farinha, o açúcar, a margarina, o sal, a baunilha e os ovos. À parte desfaz-se o fermento num pouco de leite morno e mistura-se ao preparado anterior. Amassar tudo muito bem com as mãos e juntar leite necessário, aos poucos, até a massa de despegar das mãos. Polvilhar com farinha, cobrir com um pano, e deixar levedar até atingir o dobro do tamanho. De seguida polvilhar a mesa com farinha, estender a massa com um rolo até obter cerca de 5mm de espessura e 10cm de largura. Cortar triângulos que se enrolam da parte mais larga para a mais estreita. Untar um tabuleiro com óleo e colocar os croissants neste, deixando espaço entre cada um. Ficam novamente a levedar até crescerem mais um pouco (quase o dobro). Por fim pincelar com ovo batido, e vão ao forno que deve estar a 180º, durante cerca de 20 minutos.

4 comentários:

laila radice disse...

ai q delicia...adoro croissants...são tao delicados..e assim pequininos ficaram um charme! bjs

Avental da Micas disse...

esta vou ter MESMO de experimentar. A-do-ro croissants. Só há uma questão... depois de os fazer, quem me vai parar de os comer? Ai, ai!!! Vou ter de deixar de cá vir.. ;)

Helena disse...

Parabens pelo blog.
Curiosamente cheguei aqui atraves do blog do marido.
Esses croissants ficaram muito bonitos,tambem gosto muito.

Cristina Momentos Preciosos disse...

Adoro croissants,mas nunca fiz.Existe algum troque especial para faz^-los?
Já fizeste brioches,tb queria experimentar!
Se tiveres alguma dica e receita,please ajuda-me

Bjs grandes CARAGO