Mostrando postagens com marcador Bolinhos de Caramelo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Bolinhos de Caramelo. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Bolinhos de Caramelo e Pêra

E quando já tudo cheira a Natal, eis que chega o meu aniversário. Da toda a família sou mesmo a última a fazer anos. Sempre desejei fazer anos no 'calor' como dizia em miúda, mas só consegui fazer uma vez, quando viajei nesta data até ao Brasil e aí fiz anos na Primavera.
Também faz 20 anos que esta data deixou de ter tanta importância para mim.
Mas porque quem me rodeia não tem culpa de nada, lá tento ultrapassar o meu aniversário e toda esta quadra da melhor maneira, sem ficar muito tempo desocupada, para não pensar muito. Sempre me considerei forte, alegre, positiva, e com muita vontade de viver e talvez por isso sigo em frente, remando contra muitas marés, mas sempre firme.




Adoro caramelo, e quando comprei o livro 'Bolos para a família' da Sarah Randell, olhei logo para este pequenos bolinhos de caramelo.

Ingredientes:

150 gr de manteiga
150 ml de leite
3 ovos grandes
6 c. (sopa) de dulce de leche
100 gr de açúcar amarelo-claro
300 gr de farinha autolevedante
1 c. (chá) bem cheia de fermento em pó
2 c. (chá) rasas de especiarias mistas (usei canela, gengibre e erva doce)
2 pera maduras mas de textura firme cortada em pedaços
1 c. (sopa) de flocos de aveia (usei cereais)

Aquecer o forno à temperatura de 200ºC.
derreter a margarina, e deixar arrefecer um pouco.
Bater o leite, os ovos, o açúcar e 2 colheres de sopa de dulce de leche e a manteiga.
Peneirar a farinha, as especiarias e o fermento e juntar à mistura anterior. Misturar ao de leve os pedaços das pêras.
Distribuir a massa por formas de queques, polvilhar ligeiramente com açúcar e com os flocos de aveia. Levar ao forno cerca de 30 a 35 minutos. Os meus cozeram em cerca de 20 minutos.
Deixar arrefecer ligeiramente, fazer uma pequena cruz em cima de cada um, e colocar meia colher de chá de dulce de leche em cima.
Ficam muito bons, fofos e de sabor muito agradável. :)