domingo, 19 de outubro de 2008

Folhado de Camarão e Bacon


Sexta-feira, com o fim de semana à porta, tinha razões para estar contente, mas com uma constipação a tomar conta de mim, entre espirros, tosse e dores de garganta, quase a acabar o stock de lenços de papel, só tinha vontade de me deitar. Só que a família não tem culpa e tem de comer, mas não queria fazer nada do habitual. Daí surgir esta ideia. Um folhado crocante com recheio cremoso de camarão com o toque forte do bacon.

Ingredientes:

2 quadrados de massa folhada (um maior que outro)
300g camarão limpo
8 fatias de bacon
1 c. (sopa) farinha
2 dl leite
1 c. (sopa) polpa de tomate
1 c. (chá) salsa picada
cebola picada
azeite, sal e pimenta q.b
ovo batido

Primeiro refoguei os camarões em azeite e cebola, deixar ganhar cor. Adicionar a polpa de tomate mexer bem. À parte dissolver a farinha no leite e juntar aos camarões. Deixar engrossar. Por fim junta-se a salsa, e rectificam-se os temperos. Barrar um pirex, de preferência quadrado, com margarina e em seguida forrar com massa folhada. Dispor as fatias de bacon por cima da massa de modo a fiquem até ao bordo do pirex. Deitar o recheio de camarão. Tapar com o outro pedaço de massa folhada. Pincelar com ovo batido. Vai ao forno cerca de 20 a 30 minutos.

Com as sobras de massa folhada, fiz umas pequenas tarteletes. Forrei com massa folhada, depois bacon e por fim um ovo inteiro. Sal e pimenta moída na altura, e voilá. Forno com eles.
P.S. Eles gostaram.

2 comentários:

janeca disse...

Olá!
Acabei de descobrir o teu bloguinho,Parabéns está lindo:)))este folhadão está divinal,adorei...
Voltarei mais vezes...espero que fique melhorzita depressa.
Seja bem vinda.

Bjinhos

Cristina Momentos Preciosos disse...

Um esta receita tem cara de ser muito boa,tenho q a fazer bjocas,obrigada pela visita