Aqui está um bolo que só pelo aspecto vale tudo, é que os olhos também comem. Não leva nada de especial, só requer uma forma própria para o efeito, composta por três formas baixas e uma trempe com divisórias circulares. Esta receita vem na Tele-Culinária nº 180, só a cobertura e o recheio é que são a meu gosto.
Ingredientes:
Bolo
250g açúcar + 50g
250g margarina
275g farinha
2c. (chá) fermento em pó
5 ovos
1 chávena de leite
50g chocolate em pó ou 2c. (sopa) cacau
Recheio:
125g manteiga
90g açúcar
2 gemas
Cobertura:
150g chocolate tablete
½ pacote natas
Misturar a farinha com o fermento e peneirar. Bate-se a manteiga com açúcar muito bem. Juntam-se as gemas e o leite, deitam-se sempre com cuidado e batendo bem, com a vara de arames. À parte batem-se as claras em castelo, adiciona-se o açúcar e bate-se bem. Juntam-se então as claras e a farinha, alternadas, mexendo sempre com cuidado, sem bater, mas de modo a ficar tudo bem envolvido. Divide-se a massa. Numa delas, junta-se o chocolate ou o cacau.
Barra-se as três formas com margarina, forra-se o fundo com papel vegetal, que também se barra com margarina. Coloca-se a divisória, e põe-se massa alternada, branca e chocolate. Duas formas ficam iguais e uma diferente. Vai ao forno médio cerca de 30 minutos.
Entretanto faz-se o creme para o recheio.
Quando cozido (verificar sempre com um palito), tirar da forma e deixar arrefecer.
Faz-se a cobertura. Derrete-se o chocolate em banho maria, e deitam-se as natas. Misturar bem.
Colocar no prato de servir a primeira base. Barra-se com o creme. Segunda base o mesmo. Esta deve ser ao contrario da primeira, e da terceira, que vai a seguir.
Por fim deita-se o molho de chocolate.

Nota: Esta fatia foi logo comida por um menino, que não dormiu, enquanto o bolo não ficou pronto.