quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Bolo de Caramelo e Chocolate

Finalmente, parece que a praga que se apoderou dos blog's, deixou o meu em paz. Como nunca tenho a certeza dos danos que pode causar, prefiro jogar pelo seguro, e não fiz nenhuma publicação.

O bolo de hoje, é um semi-frio, que vi no blog do Diogo, A culpa é das bolachas, e fiquei logo de olho nele, pois reúne dois sabores muito do meu agrado: Caramelo e Chocolate.

Não é um bolo para se comer em grandes fatias, pois é muito forte.



O meu filho disse que sabia ao chocolate Twix, e é bem verdade.
Leva uma camada tipo bolacha, depois uma de caramelo, e por fim ... mas não menos importante o chocolate.

Ingredientes para a Base:

120 gr de manteiga
60 gr de açúcar amarelo
180 gr de farinha

Caramelo:

160 gr de açúcar amarelo
1 lata de leite condensado

Cobertura:

400 gr de chocolate
50 gr de manteiga

Derreter a manteiga e adicionar o açúcar e a farinha. Mexer bem. Colocar numa forma de mola, e levar ao forno cerca de 30 minutos a 180º. A minha base devia ter estado menos tempo no forno. Em 20 minutos ficava bem.

Retirar e deixar arrefecer. Levar ao lume brando, o leite condensado com o açúcar, até engrossar, mexendo sempre. Deitar por cima da base e deixar arrefecer por completo.
Por fim derrete-se o chocolate com a manteiga e colocar por cima do bolo. Deixar arrefecer antes de retirar da forma.



12 comentários:

Patrícia Nascimento disse...

Antes de fazer mal...faz bem à alma :)
Ficou lindo!

Abóbora Amarelinha disse...

parece que sim...que a praga já deixou os nossos blogues em paz,(mas eu ainda não me atrevo a entrar na Ameixinha), o meu esteve "removido" quase uma semana, mas voltou são e salvo hehe.
Esse bolo ou tarte deve ser divina.

Luisa Alexandra disse...

O teu bolo ficou mesmo muito bonito, os meus parabéns.
A mim continua a dar o aviso de software maligno quando aqui entro no teu blog.
Viste a publicação que fiz acerca disso?

http://luisaalexandramarques.blogspot.com/2011/09/aviso-de-software-maligno.html

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

ficou lindo esse bolinho :)
um beijinho

Isabel Salvador disse...

Que tentação amiga, mesmo das grandes adoro...bjokinhass

Papinha Doce disse...

Bem que coisinha gulosa!!!!!

Bjinho
Maria

Sérgio Gomes disse...

Sabor tipo twix? Receita guardada! Ficou com um aspecto delicioso.

Beijos.

Diogo Marques disse...

Hummm, esse bolinho é familiar...hehehe

Ficou lindo, maravilhoso e com bem melhor aspecto que o meu! Ainda bem que gostaste :) Realmente parece um twix, especialmente por causa do caramelo ;)

Muito obrigado pela referencia :)

Quando à mensagem maligna, eu ainda recebi quando entrei no teu blog :(

Um beijo
Diogo

Xana Bértolo disse...

Ai esse bolo deixa qualquer um de água na boca :)...
Qto ao aviso, tb continuo a recebê-lo qd entro amiga...
beijinhos

Babette disse...

Uma boa tentação!
Babette

Manuela © disse...

Que receita potente! Mas sem dúvida uma delícia :)
Andei uns tempos ausente da blogosfera, mas lentamente estou a entrar novamente no activo.

Beijinhos

SusanaG disse...

Espetáculo! Adorei, ficou lindo. Beijinho.