segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Bolinhos de Caramelo e Pêra

E quando já tudo cheira a Natal, eis que chega o meu aniversário. Da toda a família sou mesmo a última a fazer anos. Sempre desejei fazer anos no 'calor' como dizia em miúda, mas só consegui fazer uma vez, quando viajei nesta data até ao Brasil e aí fiz anos na Primavera.
Também faz 20 anos que esta data deixou de ter tanta importância para mim.
Mas porque quem me rodeia não tem culpa de nada, lá tento ultrapassar o meu aniversário e toda esta quadra da melhor maneira, sem ficar muito tempo desocupada, para não pensar muito. Sempre me considerei forte, alegre, positiva, e com muita vontade de viver e talvez por isso sigo em frente, remando contra muitas marés, mas sempre firme.




Adoro caramelo, e quando comprei o livro 'Bolos para a família' da Sarah Randell, olhei logo para este pequenos bolinhos de caramelo.

Ingredientes:

150 gr de manteiga
150 ml de leite
3 ovos grandes
6 c. (sopa) de dulce de leche
100 gr de açúcar amarelo-claro
300 gr de farinha autolevedante
1 c. (chá) bem cheia de fermento em pó
2 c. (chá) rasas de especiarias mistas (usei canela, gengibre e erva doce)
2 pera maduras mas de textura firme cortada em pedaços
1 c. (sopa) de flocos de aveia (usei cereais)

Aquecer o forno à temperatura de 200ºC.
derreter a margarina, e deixar arrefecer um pouco.
Bater o leite, os ovos, o açúcar e 2 colheres de sopa de dulce de leche e a manteiga.
Peneirar a farinha, as especiarias e o fermento e juntar à mistura anterior. Misturar ao de leve os pedaços das pêras.
Distribuir a massa por formas de queques, polvilhar ligeiramente com açúcar e com os flocos de aveia. Levar ao forno cerca de 30 a 35 minutos. Os meus cozeram em cerca de 20 minutos.
Deixar arrefecer ligeiramente, fazer uma pequena cruz em cima de cada um, e colocar meia colher de chá de dulce de leche em cima.
Ficam muito bons, fofos e de sabor muito agradável. :)


16 comentários:

Isabel Salvador disse...

Que bonitinhos amiga...gostei muito deles...belos bolinhos...bjokitas

Mónica Silva disse...

Ficaram lindos e de caramelo acredito que sejam deliciosos.

Beijinho

Ana Rita Marreiros disse...

Que bonitos!!!Imagino o cheirinho por aí...

Bjoka
Rita

Delírios Gourmet disse...

Amei o bolinhos! Felicidades para você, sempre! Bjs!
Grazy*
http://deliriosgourmet.blogspot.com

Luisa Alexandra disse...

Muitos Parabéns!
Os queques ficaram mesmo muito apetitosos, óptima maneira de comemoração.

Ameixinha disse...

Adoro caramelo mas não gosto de fazer anos, raio do tempo que não pára de passar. Um grande beijinho ;)

Autora do Blog disse...

Muitos Parabéns.
Eu, também, adoro caramelo.
Os bolinhos devem ser uma delicía.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Xana Bértolo disse...

Parabéns 'ota veix :)...
Ficaram mesmo apetitosos, acho que essa combinação só pode ter ficado excelente :)
um beijo kida

argas disse...

que cor linda!!

Maggie disse...

Que bom aspecto! :D

conceicao disse...

Feliz Natal.
Bjs

Susana Gomes disse...

O atraso é grande, mas aproveito e junto os parabéns aos votos de um 2012 Feliz!
Com o sabor que nos faz sorrir. :))
Bjs

Helena disse...

Zé espero que tenhas passado o dia em boa companhia, porque boa paparoca tenho a certeza.Estes bolinhos devem ser deliciosos.
Um bom ano para ti e família!

Tertúlia da Susy disse...

Que deliciosos devem ser, adorei a combinação de sabores.
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/07/4-edicao-do-projeto-escolha-do.html

Colher de Pau e Salto Alto disse...

Meu Deus que pedaço de pecado.
Adorei a sugestão.
Vou testar.
Tornei-me seguidora do teu blog e ficaria muito feliz que me seguisses também em http://colherdepausaltoalto.blogspot.pt/
Beijinhos
Vânia

Patrulha do consumidor Whatsapp disse...

Achei muito interessante atualmente esta sua postagens.
Patrulha do consumidor Whatsapp Abraços ;) !