segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Cabrito No Forno

Adoro um bom cabrito assado, mas nunca consegui comer igual, ao que a minha mãe fazia, apesar de ser esta a receita por ela usada. Dizem que cada um tem um toque especial, e ela era dessas pessoas, pois cozinhava lindamente, tudo o que fazia era bom, e tinha muita mais paciência, coisa que às vezes também é preciso na cozinha.

Esta receita já está feita há muito tempo. Tinha meio cabritinho, muito pequeno mesmo, congelado, e ainda antes do verão, usei-o nesta receita que passo a indicar. Espero que gostem.



Ingredientes:

½ cabrito

1 cebola picada

50 gr de margarina

50 gr de banha

1 copo de vinho branco seco

2 copos de caldo de carne

1 ramo de salsa

2 dentes de alhos

Sal & pimenta

Depois do cabrito devidamente arranjado, faz-se uma papa com a cebola, a salsa, a margarina, a banha, alhos, sal e pimenta. Com esta papa, unta-se bem o cabrito e coloca-se numa assadeira, e rega-se com o vinho.


Deixa-se assim de um dia para o outro. Depois vai ao forno, na própria assadeira, Quando a carne começar a alourar, vai-se regando com o caldo de carne, e virando o cabrito. Juntam-se batatinhas para assarem junto. Vai-se regando depois com o próprio molho. Servir com grelos salteados, e arroz de forno.



26 comentários:

PratosdaBela disse...

hummmmmmmm
Gostei...
Jinhos fofos

Abelha Maia disse...

Eu tb gosto muito de cabrito, de borrrego não e não digam que é igaul o sabor porque não é.
Uma maravilha.
bjs

Sónia Meirinho disse...

Acho que cabrito assado no forno nunca comi! Mas eu adoro tudo o que é assados no forno com batatinhas. Por isso sei que iria adorar o teu!!beijinhos

Unknown disse...

Que delica, amiga. Sabes de repente chegou-me o cheiro a Natal...´e que é um dos pratos servido por essa altura. Beijinhos

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

eu adoro estes pratinho que vão ao forno ficam sempre deliciosos!!
bjs

Luisa Alexandra disse...

A minha Avó faz um cabritinho assado em forno de lenha que é uma tradição na nossa família.
Em minha casa nunca fiz, pois é daquelas comidas que só sabem bem quando feitas por quem mais amamos.

O teu cabrito está com um óptimo aspecto, parabéns!

Anônimo disse...

Q engraçado ainda ontem comemos cabritinho assado no forno :D heheheheheheh
O teu está com um aspecto maravilhoso!
Podes fazer 1000 x q nunca saí como a tua mãe, tem um toque especial mtoooo amorrrrrrrrr :D
Beijocas doces e boa semana *.*

a Trofa tem cozinheira disse...

nem imaginas o quanto gosto deste prato!! ADOREI!

Manuela L. disse...

Adoro cabritooooo, esta optimo o teu!
bjs

Noémia disse...

Ai que lindo cabritinho, e eu que gosto tanto dele assado...:)

Anônimo disse...

Também gosto e não me lembro de comer!
Ai que saudades! hehehe:)

ameixa seca disse...

A minha parte favorita é a costela :) Sou louquinha por cabrito ou borrego! Tenho pena do bichinho, não posso pensar que o estou a comer! Mas é mesmo muito bom ;)

Helena disse...

Esse tostado tem um ar irresistivel......
Já somos 2!Nem tento fazer,pois o da minha mae era sublime!
Boa semana!

Raspas de Laranja disse...

Pois eu também prefiro cabrito a borrego, e também acho que não é a mesma coisa. A minha mãe já faleceu, por isso eu tenho de 'tentar' chegar ao tempero 'especial' dela, tanto no cabrito como na comida em geral.

argas disse...

Adorei! Sou fã de cabrito e borrego :D Esse teu está lindo!

Cláudia Marques disse...

Ai meu Deus, que aspecto soberbo!! Foi coisa que nunca fiz, mas gosto muito de comer... mas lá está, é daquelas comidas que normalmente quem faz é a mãe. Já percebi que já não tens a tua contigo, mas os ensinamentos delas ficam-nos para o resto da vida, não é?

beijinhos

Ana Rita disse...

Muito bom, gosto imenso :)

Beijinhos**

Maria Vitamina disse...

Ah pois é, não há nada melhor que a comidinha da mãe!
Dei Nota 10 ao teu blog, quando puderes passa lá pelo meu cantinho!
Bjinhos

Abóbora Amarelinha disse...

Eu prefiro borrego, já o meu marido prefere cabrito, mas desde que fica com esse aspecto marcha tudo, ainda por cima com grelos salteados, e arroz no forno.

Tás quase a vir ao estoril, hãm!!!
beijocas

anabenfica disse...

Eu não gosto de cabrito, mas adoro ver estes assadinhos caseiros :)

Bejinhos

moranguita disse...

menina eu cá acho que devia estar uma delicia.
mas la isso e verdade a mães tem sempre um toque pessoal a comida.
beijinhos

disse...

isto deve ser tao bommm!
nunca experimentei
mas tem ca um aspecto
maravilhoso!

Natália Eleutério disse...

Adoro, adoro cabrito e feito assim com tantos temperos que delícia deve ter ficado, bjs.

a Trofa tem cozinheira disse...

(és uma kida.....eu tento ter sempre uma boa cabeçinha!!!) somos do NORTE! beijinhos gostei tanto do teu coment!

PS: este cabrito...que fome!!!

Manuela © disse...

Cabrito assado sabe sempre bem :) É difícil conseguirmos dar o toque das mães porque elas normalmente fazem tudo a olho... Mas de certeza que o teu ficou óptimo. Beijinhos

a Trofa tem cozinheira disse...

FOFA???!!! Olha.....antes de morar na Trofa...morava no Castelo da Maia conheçes??? mesmo a beira do ISMAI, a minha mae e o meu pai moram la eu casei e fui pa trofa!!! LOL atao tb podemos marcar 1 CAFE!!!! nao?!